Boletim Informativo
Ano VIII - Nº. 310 - 21/10/12
Está triste
“Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza”.
(Jeremias 31.13b)
Jeremias 31.1-14
Com certeza você já sentiu tristeza em seu coração. Os motivos podem ser diversos: perdeu o emprego, esqueceu um compromisso importante, uma pessoa querida deixou-o, ou talvez simplesmente algo não esteja indo como planejado. Não é errado sentir-se assim. Deus não nos recrimina por causa da nossa tristeza. Não precisamos estar o tempo todo sorridentes, como se nada nos abalasse. Se você tem motivos para chorar, não esconda seus sentimentos diante do Senhor.
O texto lido nos remete a uma promessa de Deus ao povo de Judá, feita numa época em que este estava ameaçado de perder tudo o que tinha. Uma parte do povo tinha sido deportada para uma terra estranha e Jerusalém estava na iminência de ser sitiada por exércitos estrangeiros. Não havia motivos para alegria: o povo estava dominado pela angústia do que aconteceria no dia seguinte, pela dor das perdas na guerra e pela expectativa de uma vida ainda mais difícil no cativeiro.
Eles não conseguiam ter esperança. De onde viria o socorro? Por que Deus não estava fazendo algo? Na sua angústia e tristeza, você pode ter feito estas perguntas também. Deus não nos promete uma vida sem tristezas, problemas ou dificuldades. Ele garante que será o nosso Deus (v.1) e que estará ao nosso lado em todos os momentos. Ele nos conduz em meio a consolações (v 9); como um pastor cuida de cada um de nós (v 10) e reúne todos os que sofrem (v 8) para ajuda-los.
Quem crê em Jesus e entrega sua vida a ele pode ter a certeza de que o Senhor transformará seu lamento em alegria, como prometeu ao povo naquela situação (veja o versículo em destaque). Ele nos dará o consolo verdadeiro, fortalecendo-nos e mostrando novas perspectivas para recomeçar. Ele é quem trará aos nossos corações motivos para louvá-lo e adorá-lo em todos os momentos, triste ou felizes.
A alegria que vem de Deus não depende das circunstâncias.
(Pão Diário nº 15 - Dia 26 de maio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário