terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

TEMA: A LIÇÃO DE VIDA DAS COLHERES DE CABO COMPRIDO




(Este texto é de autoria desconhecida. Caso conheça seu autor, agradeço se informar para constar no texto a autoria).

Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno. Foram primeiro ao inferno. Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa e cheirosa sopa e à sua volta estavam várias pessoas, famintas e com um olhar que mostrava desespero. Cada uma delas segurava uma colher. As colheres tinham um cabo muito comprido que lhes possibilitava alcançar a sopa dentro do caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento daquelas pessoas era grande.
Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia um caldeirão igual, as pessoas em volta segurando cada um uma colher com cabo comprido. A diferença é que todas as pessoas estavam alegres, saciadas de sua fome. Não havia fome nem sofrimento no olhar daquelas pessoas.
- Eu não compreendo - Disse o homem a Deus. - Por que aqui no céu as pessoas estão felizes enquanto lá no inferno morrem de fome e aflição. As duas salas são iguais, com as pessoas usando em ambas as salas colheres de cabo comprido para pegar a sopa.
Deus sorriu e respondeu: - Você não percebeu a diferença? Aqui no céu as pessoas aprenderam a dar comida uns aos outros. Lá no inferno as pessoas estavam preocupadas somente com elas, com a própria fome, com sentimento de egoísmo, impedindo que pensassem em ajudar aos outros. Cada um agia com individualismo, sem pensar nos outros. Cada uma pensava somente em si mesma, em como tomar a sopa com aquela colher comprida. Não pensaram em outra alternativa. Já aqui no céu, a situação é bem diferente. As pessoas perceberam que tinham que trabalhar em equipe, uma equipe solidária e participativa, cada um ajudando o outro ajudando-se mutuamente, com solidariedade, deixando de lado o egoísmo. Perceberam que é melhor trabalhar juntos visando atingir os objetivos que desejam do que trabalhar de modo isolado. Os resultados, agindo todos como uma equipe unida, são muito positivos, não é mesmo? Veja como as pessoas agindo assim estão mais felizes e realizadas.

Para pensar: “Amem-se uns aos outros com amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito” (Romanos 12.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário