Lembre!
"Lembro-me da minha aflição...e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode-me dar esperança" (Lm 3.19-21)
O texto de hoje descreve uma situação de calamidade. O povo de Judá tinha abandonado seu Deus e por isso foi levado ao exílio na Babilônia. Os judeus sofreram muito durante o cerco a Jerusalém e ao ver sua amada capital destruída. Quando tiveram de deixar sua pátria desolada, sentiram-se abandonados pelo Senhor.
O escritor de Lamentações se lembra de todas as circunstâncias desfavoráveis que o cercam, de sua tristeza e dor. Ele sabia que aquele castigo terrível e a humilhação que seu povo sofria tinham sido causados pela desobediência - Deus não estava sendo injusto. Mesmo assim o sofrimento o dominava. Até que ele para de pensas nas circunstâncias e se lembra de algo que lhe traz esperança: o amor do Senhor é o que nos mantém, sua misericórdia se renova constantemente e sua fidelidade é grande!
Sua atitude nos ensina a também reagirmos positivamente diante do sofrimento. Todos enfrentamos dificuldades - elas se multiplicam e não nos dão descanso! Porém, o texto de hoje nos leva a pensar: quando estamos cercados de problemas e tudo parece perdido, concentramos apenas nos problemas e esquecemos tudo o que o Senhor já fez por nós?
Quando sofremos, precisamos lembrar-nos do Senhor. Ele nos ama incondicionalmente e sua fidelidade não tem limites - então podemos confiar em que ele nunca vai nos desamparar. Além disso, podemos contar com sua misericórdia, que também não tem prazo de validade. Quando lembramos de tudo isso e buscamos a Deus, ele nos ajuda a vencer nossas dificuldades - ou ao menos nos dá paciência para suportá-las. Portanto, não se esqueça que Deus está sempre perto. Lembre-se dele em todas as situações e peça sua ajuda quando as circunstâncias levarem você a pensar que não há mais esperança. - VWR
Não é Deus que nos desampara nos momentos difíceis, nós é que nos esquecemos de sua presença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário